SEGUNDA, 06/10/2025, 07:15

Procon de Londrina dá dicas para garantir boas compras no Dia das Crianças

A data é uma das mais importantes para o comércio, mas também é um período em que aumentam as fraudes, golpes virtuais e problemas nas compras presenciais

O último trimestre do ano é marcado pelo aumento do movimento no comércio, e o maior fluxo começa justamente com as compras para o Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro.

Nesse tempo, é preciso atenção para que a compra não se torne uma dor de cabeça. Para evitar problemas, o Procon Londrina, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho, traz dicas importantes na hora de adquirir o presente.

A primeira é não comprar a primeira opção que encontrar. Pesquisando preços, é possível garantir uma economia considerável, reforça o coordenador do Procon de Londrina, Bruno Lopes.

Outro cuidado importante é a escolha dos brinquedos. É essencial verificar se o produto possui o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que garante maior segurança, e se é um brinquedo adequado à faixa etária, destaca o Procon de Londrina.

Além disso, a compra de brinquedos deve envolver uma outra pesquisa: a dos custos agregados. Em relação à troca de presentes, vale destacar que produtos sem defeito o lojista não é obrigado a trocar. A troca só é obrigatória se essa política for anunciada pela loja (ex.: cartaz ou etiqueta).

Em caso de o consumidor se sentir lesionado, sempre pode acionar o Procon. O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar para o almoço. O endereço é Rua Piauí, nº 1.117, no centro de Londrina.

Outro ponto de atenção está relacionado ao ambiente online, em que o consumidor tem o direito de arrependimento, podendo solicitar a troca ou devolução do produto sem necessidade de justificativa em até 7 dias corridos após o recebimento.

Para demais dúvidas, entre em contato por meio do telefone (43) 3372-4824, das 9h às 17h. Caso o consumidor opte por registrar online a reclamação, é disponibilizada pelo governo federal a plataforma www.consumidor.gov.br.

Por João Gabriel Rodrigues

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