Meteoro cruza o céu do Paraná e surpreende londrinenses na noite desse domingo (5)
Evento astronômico foi causado por rocha espacial que se desintegrou na atmosfera
Um espetáculo raro e luminoso surpreendeu os londrinenses na noite de domingo (5). Um meteoro, popularmente chamado de “estrela cadente”, cruzou o céu do estado e pôde ser visto também em São Paulo.
De acordo com o astrônomo Miguel Fernando Moreno, do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (GEDAL), o fenômeno ocorre quando pequenos fragmentos de rocha espacial entram na atmosfera terrestre a velocidades altíssimas, de dezenas de quilômetros por segundo.
O meteoro desse domingo foi causado por um fragmento um pouco maior. A rocha se desintegrou completamente antes de atingir o solo, o que é comum nesses casos.
O planeta Júpiter exerce papel importante na proteção da Terra, desviando cometas e corpos maiores que poderiam representar risco. Já os pequenos fragmentos que causam as chamadas estrelas cadentes são, em geral, restos de cometas ou material primitivo do Sistema Solar.
Apesar do susto de alguns moradores, o fenômeno não representa perigo.
Para quem ficou curioso com o universo e quer acompanhar as atividades do GEDAL, entre os dias 20 e 22 novembro, Londrina vai sediar o 25º Encontro Nacional de Astronomia, com a participação de pesquisadores e entusiastas de todo o país. A inscrição pode ser feita por meio do link no perfil do instagram @grupogedal .