SEGUNDA, 06/10/2025, 18:11

Gaeco denuncia dez pessoas por associação criminosa na Operação Fênix

As investigações identificaram diversos membros da facção, que têm base operacional em Londrina

O Ministério Público do Paraná, por meio do Núcleo de Londrina do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), denunciou por associação criminosa dez pessoas investigadas na Operação Fênix, deflagrada em agosto de 2025 e voltada à apuração sobre crimes de organização criminosa.

De acordo com o promotor de Justiça Leandro Antunes, a denúncia foi oferecida após o surgimento de novas provas. Na ocasião, foram identificados diversos integrantes da organização criminosa, que tinha a região de Londrina como base.

A análise partiu de informações do celular de um integrante da facção criminosa, apreendido durante a operação, que revelaram a participação de outras dez pessoas na facção, que atuavam em Londrina e na Região Metropolitana.

A operação é um desdobramento da Operação BLV, deflagrada em 2023 pela Polícia Militar com apoio do Ministério Público, na comarca de Bandeirantes (Norte Pioneiro). As investigações identificaram diversos membros da facção, ligados a vários tipos de crimes.

Vale lembrar que, em maio deste ano, o Gaeco denunciou 152 pessoas investigadas por participar de uma organização criminosa de nível nacional, que atuava dentro da Penitenciária Estadual de Londrina, unidade II.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários