Metanol na mira: operação conjunta fiscaliza distribuidoras de bebidas em Londrina
Ações são feitas pela Vigilância Sanitária, com o apoio do Procon
O Procon de Londrina e a Vigilância Sanitária realizaram, nesta segunda-feira (6), uma fiscalização em distribuidoras, com foco em orientar e reforçar as medidas de prevenção e segurança ao consumidor diante dos riscos de bebidas adulteradas com metanol.
De acordo com o coordenador do Procon de Londrina, Bruno Lopes, durante a ação, foram realizadas inspeções-gerais, com foco especial na análise dos rótulos, lacres e condições das embalagens, principalmente de bebidas destiladas.
As equipes também solicitaram as notas fiscais de aquisição das bebidas, as quais, em sua maioria, foram apresentadas no momento da vistoria.
Para o gerente da Vigilância Sanitária em Londrina, Márcio Porfírio, o objetivo foi garantir que os produtos disponíveis ao consumidor apresentem procedência segura e adequada rastreabilidade, diante dos recentes alertas sobre casos de adulteração com substâncias tóxicas.
A ação deve continuar ao longo de toda a semana, com as equipes fiscalizando novos estabelecimentos que vendam bebidas alcoólicas, principalmente destiladas, como uísque, gim e vodca.
Até o momento, o Paraná registra dois casos confirmados dessa intoxicação exógena, ambos em pacientes residentes de Curitiba, dois homens de 60 e 71 anos, que seguem internados em hospitais da Capital.
Outros quatro casos permanecem em investigação: um homem de 36 anos, de Curitiba; uma mulher de 31 anos, de Foz do Iguaçu; um homem de 19 anos, de Cruzeiro do Oeste; e um homem de 27 anos, de Maringá.