Prefeitos de Rolândia e Jataizinho são absolvidos de acusações de abuso de poder
Tribunal Regional Eleitoral do Paraná descartou cassação dos mandatos de Ailton Maistro (PL) e Vilsinho Quirino (PDT)
Os prefeitos Ailton Maistro, de Rolândia, e Wilson Fernandes, conhecido como Vilsinho Quirino (PDT), de Jataizinho, foram absolvidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) depois de julgamento sobre abuso de poder.
No caso do prefeito de Jataizinho, o julgamento se arrastava desde o começo de setembro, e envolvia os gastos da Prefeitura com a Festa Junina de 2024. De acordo com a denúncia, foram utilizados cerca de R$ 725 mil em recursos públicos, incluindo shows de artistas que teriam feito manifestações em favor do prefeito e do vice, durante as apresentações. Imagens de obras da gestão também teriam sido exibidas nos telões, o que configuraria promoção pessoal.
O julgamento terminou com 4 votos a favor da permanência de Vilsinho no comando do Executivo e três pela cassação de mandato.
Já em Rolândia, o caso girava em torno de três iniciativas da gestão municipal:
- A festa de 80 anos da cidade;
- O uso da estrutura da Prefeitura;
- E o programa “Bora Estudar”, que distribuiu 6,2 mil cartões de débito no valor de R$ 275 cada, teve caráter eleitoral.
Em primeira instância, o prefeito e o vice foram absolvidos de parte das acusações, mas multados pelo programa “Bora Estudar”. O Ministério Público Eleitoral recorreu, pedindo condenação por abuso de poder.
Ailton Maistro também foi absolvido no tribunal e segue no cargo até 2028.