Prefeitura de Ibiporã orienta população sobre prevenção e cuidados contra a infestação de escorpiões
Em 2025, foram registrados 49 casos de aparições de escorpiões em Ibiporã
A Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta a população sobre os cuidados necessários para prevenir a presença de escorpiões em residências e terrenos, especialmente nos períodos mais quentes e chuvosos, quando há maior incidência desses animais peçonhentos.
De acordo com o coordenador do setor de Endemias de Ibiporã, Rafael de Paula Souza, embora os escorpiões façam parte do equilíbrio natural, a presença deles nas áreas urbanas representa um risco, principalmente para crianças e idosos. Em 2025, foram registrados 49 casos envolvendo escorpiões.
Os meses de agosto e setembro são conhecidos como o período de reprodução dos escorpiões e, no período noturno, eles costumam procurar a superfície. Com isso, as aparições se tornam mais frequentes.
A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, segue com ações de orientação e controle, mas conta com o apoio da população para manter a cidade segura e livre de riscos.
Em caso de picada, deve-se procurar um serviço de saúde imediatamente. O soro antiescorpiônico é a única forma eficaz de tratar o veneno do escorpião.
No Paraná, a espécie mais comum é o escorpião-amarelo, cuja picada pode provocar reações graves, que podem levar à morte, principalmente em crianças, idosos e pessoas com histórico de alergias.