Paraná define novas diretrizes do Ensino Médio com 3 mil horas e foco em escolha do aluno
Nova organização segue lei federal e garante mais flexibilidade curricular, combinando disciplinas obrigatórias e itinerários formativos
O Conselho Estadual de Educação do Paraná (CEE/PR) aprovou a deliberação nº 03/2025, que define as novas diretrizes do Ensino Médio na rede estadual. A medida segue determinação de Lei Federal e orientações do Ministério da Educação (MEC), que estabelecem mudanças na estrutura da etapa em todo o território nacional.
Segundo a Coordenadora do Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), Vanessa Ruthes, o novo modelo prevê 3.000 horas de aula ao longo dos três anos do Ensino Médio, sendo que 2.400 horas são de disciplinas obrigatórias e as outras 600 horas, para os itinerários formativos.
Nas disciplinas obrigatórias, os estudantes não terão autonomia para escolher. Já na carga horária de aprofundamento, será possível escolher durante a matrícula as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Formação Técnica e Profissional.
A partir deste ano, a escolha do aprofundamento será feita no fim do 9º ano do ensino fundamental. A proposta também valoriza a integração entre as diferentes áreas do conhecimento, com projetos, metodologias ativas e atividades práticas. Além disso, a Educação Profissional será ampliada, com parcerias entre escolas, universidades, institutos federais e setor produtivo.
Esse novo formato começa a valer já em 2026, e a implementação das mudanças será gradual, seguindo um plano de ação aprovado pelo Conselho Estadual de Educação.