NR-1 traz novas exigências sobre saúde mental no trabalho e será tema de workshop em Londrina
Evento gratuito nessa quarta-feira (20) vai esclarecer as mudanças da norma e orientar empresas sobre a gestão de riscos psicossociais
A Norma Regulamentadora 1 (NR-1), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), trouxe em 2024 atualizações relacionadas à segurança e saúde no trabalho, estabelecendo novas diretrizes para o mundo corporativo, tanto para os setores diretivos quanto para colaboradores.
Dentro desse contexto, nessa quarta-feira (20) o Núcleo Evoluir, especializado em psicoterapia e saúde, realizará o workshop “Descomplica NR-1”. Segundo a diretora do Núcleo, a psicóloga Sephora Cordeiro, o encontro será um “bate-papo” sobre a NR-1, com um diferencial estratégico para as empresas.
A realidade é alarmante: dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2022, ocorreram cerca de 12 bilhões de dias de trabalho perdidos por ansiedade e depressão. Já em 2024, houve 472 mil afastamentos por transtornos mentais.
EEntre os temas que serão discutidos estão as novas exigências da NR-1 para 2026, o que muda com a inclusão dos riscos psicossociais, como estruturar um plano de ações eficaz e conforme o MTE, os impactos reais da crise de saúde mental nas empresas e por que a adequação à norma pode ser uma vantagem competitiva.
As novas obrigações das empresas incluem o reconhecimento oficial dos riscos psicossociais, a implementação de ações preventivas obrigatórias e a promoção de um ambiente emocionalmente seguro para os colaboradores. Segundo a NR-1, desde 26 de maio deste ano, as empresas devem avaliar os riscos psicossociais no ambiente de trabalho. Essa exigência, por enquanto, tem caráter educativo e de orientação, válido até maio de 2026. A partir dessa data, o não cumprimento das regras da NR-1 poderá resultar em multas para as organizações.
O workshop é gratuito e possui vagas limitadas pelo site do evento, que será realizado no auditório do Edifício Torre de Pietra (Avenida Ayrton Senna, nº 500), com início às 19h.