SEXTA, 26/09/2025, 12:11

Prefeitura apresenta propostas para alocar frequentadores da Casa do Bom Samaritano

Plano de contingência prevê redistribuição gradual de idosos e adultos atendidos pela entidade

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Assistência Social, apresentou o Plano de Contingência elaborado depois do anúncio do encerramento das atividades da Casa do Bom Samaritano que comunicou oficialmente em agosto a decisão de suspender e, posteriormente, encerrar todos os serviços prestados.

A entidade mantinha convênio com a Prefeitura, oferecendo 25 vagas para acolhimento de idosos e 50 para acolhimento institucional adulto masculino, com repasses que ultrapassam  R$ 3 mil por pessoa atendida, garantindo moradia, alimentação e cuidados básicos.

De acordo com a Secretária Marisol Chiesa, responsável pelas pastas de assistência social e idoso, houve diversas conversas para reverter o fechamento, porém não houve êxito.

A notícia do fechamento impactou diretamente 54 pessoas que estavam sob acolhimento – 24 idosos e 30 adultos. Diante da gravidade, as secretarias municipais de Assistência Social (SMAS), do Idoso (SMI) e de Saúde (SMS) iniciaram imediatamente visitas técnicas e avaliações individuais, a fim de mapear o estado de saúde, a autonomia e as condições sociais de cada um dos acolhidos.

O plano já foi apresentado ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) e está sendo executado com apoio orçamentário do Município. Chiesa reforçou que o processo será conduzido de forma gradual e responsável em parceria com a Secretaria de Saúde.

Cinco adultos já estão em processo de reinserção social, oito foram reintegrados ao núcleo familiar, outros oito em situação de alta vulnerabilidade serão acolhidos na República Assistida, em parceria com a Saúde, enquanto oito foram transferidos para outras instituições conveniadas. No caso dos idosos, três já foram encaminhados a Instituições de Longa Permanência, cinco estão em processo de transferência e 16 aguardam novas parcerias para viabilizar vagas.

Por Paulo Andrade

Comentários