Londrina está entre as dez maiores cidades inteligentes do país
Município avança sete posições no ranking anual do Connected Smart Cities e é reconhecido com Selo Ouro em ecossistemas de inovação
Com destaque para soluções voltadas à segurança, manejo de resíduos sólidos, tratamento de água e esgoto, serviços de telecomunicações e à melhoria da educação, Londrina é, atualmente, uma das 10 cidades mais inteligentes do Brasil entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
A colocação consta no Ranking Connected Smart Cities (CSC), cuja edição de 2025 foi divulgada nesta semana, em São Paulo, durante o Cidade CSC 2025, maior evento de inovação do Brasil.
O prefeito Tiago Amaral afirmou que o reconhecimento de Londrina com o Selo Ouro em práticas de inovação comprova que a cidade tem um ecossistema integrado, com a preocupação em desenvolver soluções que impactem diretamente o dia a dia dos cidadãos.
Em um ano, a cidade avançou sete posições na classificação geral do ranking, passando da 24ª posição em 2024 para a 17ª, com 55,25 pontos. Londrina é a quinta colocada na Região Sul, sendo que no Paraná está atrás apenas de Curitiba (5º) e Pato Branco (15º). Maringá, que no ano passado apareceu na 23ª posição, ficou em 19º lugar. Já entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, Londrina figura na 10ª posição, acima de capitais como Brasília, Goiânia e Porto Alegre.
O Connected Smart Cities 2025 também premiou a cidade com o Selo Ouro entre os municípios reconhecidos pelas melhores práticas de governança em ecossistemas municipais de inovação no Brasil. Segundo a organização do evento, o objetivo é nortear gestores públicos e parceiros locais no fortalecimento de políticas, estratégias e ambientes que impulsionam a inovação de forma sustentável.