SEXTA, 26/09/2025, 16:55

Colégio Estadual Valdir Azevedo, no CAIC de Cambé, deixará de ofertar vagas a partir de 2026

Cumprindo uma decisão judicial a prefeitura de Cambé necessita retomar o espaço, para ampliar a oferta de ensino em tempo integral para os alunos da rede municipal

O Colégio Estadual Valdir Azevedo, conhecido por funcionar no prédio do CAIC, em Cambé, passará por um processo de encerramento progressivo a partir de 2026. A mudança foi confirmada por autoridades locais e prevê que, no próximo ano, não sejam abertas novas turmas do 6º ano do ensino fundamental na unidade.

Fato que levou diversos pais a realizar uma manifestação nesta sexta-feira (26) contra a retirada do ensino fundamental.

O prefeito de Cambé, Conrado Scheller (PSD), informou que a solicitação é referente a uma decisão judicial, que deve ser cumprida, para colocar crianças de 0 a 3 anos dentro da sala de aula e aumentar o período integral.

Em nota, a secretaria da educação do Paraná (Seed-PR) esclarece que o prédio atualmente ocupado pelo Colégio Estadual Valdir Umberto de Azevedo, em Cambé, é de propriedade da prefeitura e funciona em regime de compartilhamento com o município.

Por outro lado, a nota ainda complementa que a prefeitura de Cambé necessita retomar o espaço, porque ampliará a oferta de ensino em tempo integral para os alunos da rede municipal, em razão do aumento no número de matrículas. “Dessa forma, as turmas do Ensino Fundamental II serão desativadas de forma gradual a partir do próximo ano, com conclusão prevista para 2028.”

A secretaria da educação do Paraná informou ainda que os novos estudantes serão direcionados para o Colégio Andréa Nuzzi, localizado nas proximidades, que dispõe de estrutura física e capacidade adequada para receber a demanda.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários