Secretário Beto Preto visita obras do futuro posto de coleta de sangue em Londrina
As obras tiveram início em fevereiro e têm previsão de serem concluídas até o segundo semestre de 2025
Dentro dos próximos meses Londrina deverá ganhar uma unidade do Hemocentro Regional na Rua Prefeito Hugo Cabral, no centro, com o objetivo de melhorar o atendimento da demanda de captação de sangue, a partir da conquista de novos doadores. As obras tiveram início em fevereiro e têm previsão de serem concluídas até o segundo semestre do ano, um investimento de cerca de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA).
As obras de reforma estão sendo feitas no prédio da antiga Clínica Odontológica Universitária (COU), que foi transferida para o Campus Universitário, com área total de 325 metros quadrados, onde deverão ser instaladas cinco cadeiras de coleta com capacidade para atender até mil doadores/mês.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou nesta sexta-feira (1) o andamento das obras e afirmou que o novo posto de coleta de sangue abrigará ainda área de atendimento, sala de triagem, copa e uma ala reservada para emergências.
Somente em Londrina o Hemocentro abastece os Hospitais da Zona Sul e Norte, Hospital do Câncer de Londrina (HCL), Hospital Evangélico e o Hospital Universitário (HU), faltando atender a demanda de pacientes do SUS da Santa Casa de Londrina.
A expectativa com o novo posto de coleta é conseguir ampliar a captação de atendimentos, com o objetivo de suprir 100% da demanda do Sistema Único de Saúde.