Londrina registra redução expressiva nos casos de dengue em 2025
Comparativo com 2024 aponta queda de 90% nas infecções e 83% dos óbitos causados pela doença
Londrina registrou uma queda significativa nos casos de dengue em 2025. De janeiro até agora, o município registrou 4.573 casos confirmados e nove mortes pela doença. No mesmo período do ano passado, eram 41.270 casos e 52 óbitos, uma redução de aproximadamente 90% das infecções e 83% das mortes.
Ao todo, foram feitas 19.849 notificações relacionadas à dengue em 2025, das quais 14.863 foram descartadas. Outras 413 ainda estão sob investigação. O mapa de incidência, baseado nas áreas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mostra estabilidade na curva epidemiológica nas últimas semanas.
De acordo com o Gerente de Vigilância Ambiental da SMS, Nino Ribas, a queda dos casos reflete a as ações da secretaria.
Ribas ainda ressaltou para as chuvas que atingiram a cidade no último fim de semana e a possibilidade de aumento dos criadouros do mosquito.
O Gerente de Vigilância Ambiental ainda orientou as pessoas que estiverem sentindo sintomas a procurarem imediatamente uma unidade de saúde.
Com relação à chikungunya, o cenário permanece estável: das oito notificações registradas, uma foi confirmada (caso importado), seis foram descartadas e uma segue em análise.