QUARTA, 03/09/2025, 14:47

Parque Estadual Mata dos Godoy está oficialmente reaberto

Local funcionará de quarta a segunda, das 8h às 17h, com entrada gratuita

Após cinco anos fechado, o Parque Estadual Mata dos Godoy está oficialmente reaberto ao público a partir desta quarta-feira (3).

O diretor do parque, Norci Nodari, explica que o ponto turístico foi interditado em 2020 devido à pandemia da Covid-19 e continuou inacessível por problemas no abastecimento de água, além de enfrentar depredações, acúmulo de lixo, caça ilegal e infestação de javalis.

Uma força-tarefa foi liderada pelo Instituto Água e Terra (IAT), com investimentos de quase R$ 7 mil. Foram realizados serviços como pintura, reparos elétricos e hidráulicos, restauração do sistema de água, substituição de encanamentos, limpeza geral, remoção de espécies exóticas e instalação de sinalização.

A reestruturação também contemplou o Centro de Educação Ambiental e as três trilhas do parque, que agora estão aptas para visitação.

Criado em 1989 e aberto à visitação em 1995, abriga cerca de 200 espécies de árvores e é habitat de inúmeras espécies da fauna, além de oferecer trilhas como a Trilha do Projeto Madeira, Trilha das Perobas e Figueiras e Trilha dos Catetos.

O Parque Mata dos Godoy possui 690 hectares de mata subtropical e estará aberto de quarta a segunda-feira, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários