Londrina chega a marca de 100 mortes causadas por doenças respiratórias em 2025
21% dos óbitos são causados pelo vírus Influenza. Cobertura vacinal avança, mas está longe do recomendado
O novo boletim informativo de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave ( SRAG) atualizou um dado negativo em 2025: a cidade chegou a marca de 100 mortes neste ano.
O levantamento foi feito entre os dias 20 a 26 deste mês e mostrou que durante esse período, das 1841 crianças atendidas no Pronto Atendimento Infantil (PAI), cerca de 36% eram em relação a doenças respiratórias. Já dos 13.095 adultos atendidos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), apenas 2260 estão relacionados a síndromes gripais.
De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, Fernanda Fabrin, apesar da 100ª morte no município, é possível notar uma queda de casos nas últimas semanas e que esse recuo é resultado do plano de contingência lançado em maio deste ano.
O número de vacinação do grupo prioritário teve um leve aumento, saindo de 52,07% para 52,38%. Fabrin celebrou esse pequeno aumento e alertou para a circulação do vírus nesse período de volta às aulas.
Para incentivar a vacinação da gripe na população, a Secretária Municipal de Saúde de Londrina preparou duas campanhas para este sábado (2). A primeira acontece no Shopping Aurora das 12h às 15h. A segunda será no Norte Shopping, das 15h30 às 18h30.
Para se vacinar, basta levar um documento com foto e a carteirinha de vacinação. Qualquer pessoa com mais de seis meses de idade está apta a ser imunizada.