Governo organiza programa que vai estudar obras para 201 interseções rodoviárias no Paraná
O investimento total dos estudos será de mais de R$ 10 milhões
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) homologou o resultado da licitação do Programa Conexões Seguras, que vai avaliar 201 interseções em rodovias estaduais para definir a necessidade de obras para melhorar a trafegabilidade e segurança viária.
Com a publicação, os consórcios que venceram os cinco lotes do programa devem providenciar a documentação necessária para formalização dos contratos. O investimento total no programa será de R$ 10.633.147,23, com o resultado compondo um banco de anteprojetos que vão embasar a futura licitação das obras nas interseções.
O programa terá duas etapas, com prazo de execução total de 24 meses. Na primeira, serão feitos os estudos das 201 interseções, identificando pontos críticos de segurança, inclinações acentuadas, geometria inadequada e outros fatores que prejudiquem a trafegabilidade e segurança viária do local.
Na segunda etapa, serão elaborados anteprojetos de engenharia, usando como base o material produzido na primeira etapa. Eles vão propor soluções como aumento da capacidade de tráfego (incluindo vias marginais e acostamentos), implantação de passeios e ciclovias, correção de nível nas vias de acesso, e mesmo a substituição de interseção em nível por obras de arte especiais como viadutos e trincheiras.