QUINTA, 10/07/2025, 16:57

Bebê de sete meses morre em Londrina com suspeita de meningite

Criança apresentou sintomas no fim de semana e não resistiu após ser internada na UTI pediátrica; município investiga causa da morte

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Londrina investiga a morte de um bebê de 7 meses com suspeita de meningite. A criança apresentou febre no último sábado (5), mas a família acreditava que era algo comum, relacionado ao nascimento dos dentes.

Com a piora do quadro, o bebê foi levado ao Pronto Atendimento Infantil (PAI) e, em seguida, transferido ao Hospital Infantil, onde exames confirmaram meningite. Internado na UTI pediátrica, ele sofreu paradas cardíacas, foi reanimado, mas não resistiu. A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Fernanda Fabrin, lamentou a morte do bebê e afirmou que o caso está sob análise.

Desde o começo do mês, crianças de 12 meses que receberam a vacina meningocócica C, aos três e cinco meses, terão a dose de reforço com a meningocócica ACWY ao completarem 12 meses. A mudança já entrou em vigor e segue a recomendação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS). Ainda de acordo com Fabrin, os sintomas da meningite se assemelham bastante aos sintomas da gripe, e, caso sinta algum sintoma, é importante procurar qualquer unidade de saúde.

No Paraná, são mais de 520 casos e cerca de 50 óbitos. A vacinação em crianças segue abaixo da meta ideal: 84,91% para menores de 1 ano e 87,33% para maiores de 1 ano. Vale lembrar que a meningite é uma infecção bacteriana transmitida de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias, como saliva e secreções nasais, por meio de tosse ou espirro.

 

Por Paulo Andrade

Comentários