Sistema FAEP reforça prevenção a incêndios rurais no Paraná
Em 2024, o estado registrou recorde de focos de fogo, com 13.555 pontos
Os meses de inverno no Paraná costumam ser secos, ocasionando o aumento nas ocorrências de incêndios em áreas rurais. Em 2024, o estado registrou recorde de focos de fogo, com 13.555 pontos.
Diante deste cenário, o Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) faz parte da campanha de prevenção contra incêndios, promovida pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), com a participação de diversas outras entidades.
De acordo com Neder Maciel Corso, do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP, todos os anos é necessário reforçar a prevenção desse problema com potencial de causar danos ao solo, prejuízos econômicos aos produtores rurais e colocar em risco a vida de animais e de pessoas nas áreas rurais.
O objetivo da campanha é disseminar as práticas do uso seguro do fogo de modo que esse conhecimento vire uma cultura permanente.
Segundo o Corpo de Bombeiros do Paraná, até o dia 17 de junho de 2025, foram registrados 2.765 focos de incêndios, enquanto no mesmo período do ano passado esse número foi de 4.004.