Guarda Municipal de Londrina intensifica fiscalização contra poluição sonora
Treinamento técnico com decibelímetro reforça atuação da instituição no combate ao som alto de motos e carros
Os guardas do grupamento de trânsito da Guarda Municipal de Londrina participaram de um treinamento de nivelamento técnico para o uso do decibelímetro, equipamento aferido e em pleno funcionamento. A capacitação reforça a fiscalização da Lei Municipal nº 13.289/2021, que institui o controle da poluição sonora veicular.
De acordo com o Inspetor de Trânsito, Antônio Siena Júnior, o objetivo da instrução é uniformizar os procedimentos nas ruas.
Atualmente as equipes realizam patrulhamento preventivo e ostensivo pelas ruas do centro e dos bairros de Londrina. Segundo o Secretário de Defesa Social de Londrina, Felipe Juliani, as ocorrências mais comuns envolvem motocicletas com escapamentos adulterados, carros emitindo barulho excessivo e veículos com som automotivo em volume elevado.
A fiscalização será intensificada com o objetivo de coibir abusos e garantir mais tranquilidade à população. Aqueles que forem flagrados infringindo a legislação serão autuados com multa no valor de R$ 500.
A fiscalização ocorre tanto de forma direta, quando a equipe se depara com irregularidades, quanto por meio de denúncias registradas pela população através da central de emergência 153 da Guarda Municipal.