SEGUNDA, 09/02/2026, 12:34

Secretaria Municipal de Saúde divulga Plano de Ação contra a dengue em 2026

Com uso de drones, reforço de tecnologia e ações em campo, objetivo é manter redução no número de infecções e mortes

A Prefeitura de Londrina divulgou um plano de ação para evitar o aumento de casos de dengue na cidade. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai levar as ações às escolas para conscientização das crianças e, consequentemente, dos moradores dos bairros com maior incidência de infecção nesse momento.

De acordo com o gerente de vigilância ambiental, Nino Ribas, uma das ações será a ampliação da aspiração de mosquitos em áreas com circulação viral ativa, o que deve possibilitar o monitoramento e análises genéticas para respostas mais rápidas, além do apoio de quatro drones para auxiliar na fiscalização.

A secretária de Saúde, Vivian Feijó, afirmou que a ideia é fortalecer as vistorias nas residências dos londrinenses para identificar e eliminar os mosquitos.

Nino Ribas ainda reforçou a importância de os moradores atenderem os agentes de saúde para as vistorias de rotina nos quintais.

Outra ferramenta incorporada é o sistema Info Dengue, utilizado para análises preditivas relacionadas às condições climáticas, como temperatura, chuva e umidade, fatores diretamente ligados à proliferação do Aedes aegypti.

Além disso, um dos destaques é a modelagem estatística desenvolvida em parceria com a UTFPR, que permite a predição de casos e a identificação antecipada de áreas vulneráveis.

De acordo com o levantamento feito pela SMS, o número de casos confirmados caiu de 42.107 em 2024 para 4.965 no ano passado, uma redução de 88,2%. Já os óbitos diminuíram de 52 para 9 no mesmo período, queda de 82,7%. O desempenho do município superou, inclusive, a média nacional, que registrou redução de 75% nos casos confirmados e 72% nas mortes por dengue.

Por Paulo Andrade

Comentários