SEGUNDA, 17/02/2025, 11:17

Prefeitura resolve temporariamente vazamento, e Lago Igapó deve voltar ao nível normal até sexta-feira

Segundo secretário de obras de Londrina, órgãos municipais começam agora planejamento para que o problema seja efetivamente solucionado

O vazamento provocado pelo rompimento de uma comporta no Lago Igapó 2 foi contido provisoriamente pelos funcionários da secretaria de obras da Prefeitura. Com isso, o nível da água voltou a subir: foram 12 cm em 36 horas, e a tendência é que a normalidade seja atingida até a próxima sexta-feira (21).

O nível do Lago Igapó baixou rapidamente desde a última sexta-feira, quando uma comporta quebrou. Para consertar por ora o problema, foram colocados vários sacos de areia no local, e o monitoramento comprovou que a medida fez efeito, no primeiro momento, como explica o secretário de obras, Otávio Gomes.

Agora a Prefeitura vai estudar como fazer o desassoreamento do lago. A execução do procedimento de forma impensada poderia causar problemas ambientais, como a morte em massa dos animais subaquáticos que vivem no local. A destinação dos resíduos embaixo do lago também seria um problema.

É possível, inclusive, segundo o secretário de obras, fazer o procedimento sem o esvaziamento.

Com o contingenciamento anunciado pela Prefeitura, de aproximadamente R$ 300 milhões, os recursos para o desassoreamento do Lago e todos os procedimentos necessários podem ser buscados com os Governos Estadual e Federal.

Momentaneamente, o vazamento no Lago Igapó está contido. Não há prazo para que o planejamento da Prefeitura seja concluído e uma solução efetiva seja colocada em prática.

Por Rafael Sanchez

Comentários