SEXTA, 12/06/2026, 08:28

Londrina estende oferta de medicamento de prevenção ao HIV

PrEP passa a ser ofertada em UBSs da cidade. Meta é levar o serviço para toda a rede municipal de saúde nos próximos meses

 

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou o processo de descentralização da oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV), estratégia de prevenção indicada para pessoas com maior vulnerabilidade à infecção pelo vírus. 

A partir de agora, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Centro de Referência Dr. Bruno Piancastell, ao lado da Concha Acústica, o atendimento será realizado nas UBSs Jamile Dequech (região sul), Guanabara (centro), Tokio (oeste), Novo Amparo (leste) e Campos Verdes (norte), facilitando o acesso da população a um serviço que antes estava concentrado na região central da cidade.

De acordo com a coordenadora de Saúde, Suzane Cristina Gozzi, a descentralização já fazia parte do planejamento da administração municipal, mas dependia da reorganização da equipe médica. A Secretaria pretende avaliar o funcionamento das cinco unidades iniciais antes de expandir o atendimento para toda a rede.

Para iniciar o uso da medicação, o paciente deverá agendar consulta, passar por avaliação médica e apresentar exame recente de HIV negativo. Após a primeira reavaliação, o acompanhamento passa a ocorrer em intervalos de 90 a 120 dias, conforme indicação do profissional de saúde.

A Secretaria também realizou capacitações com as equipes das unidades para garantir acolhimento, sigilo e redução do estigma relacionado ao HIV. Suzane reforça que a PrEP é uma importante ferramenta de prevenção, mas não substitui o preservativo.

Por Paulo Andrade

Comentários