SEXTA, 30/01/2026, 13:36

Prefeitura adota ISS Digital para ajudar na verificação do imposto

Sistema integrado ao ambiente nacional da NFS-e deve reduzir burocracia e agilizar processos para contribuintes
 

A Prefeitura de Londrina lançou o ISS Digital, uma nova ferramenta para ajudar o contribuinte londrinense na apuração do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS). O objetivo é dar mais agilidade e simplificar os sistemas tributários. Além disso, a nova plataforma já está integrada ao padrão nacional da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). 

O ISS é um tributo municipal cuja arrecadação se dá mediante a prestação de serviços. O pagamento deve ser feito pelo prestador de serviço, mas, em alguns casos, essa é uma responsabilidade de quem contrata. A fiscalização e a arrecadação são feitas pelos municípios por meio da emissão de Nota Fiscal de Serviços. Neste ano, o município foi integrado ao Sistema Nacional da NFS-e.

De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Eder Pires, o antigo sistema era usado desde 2009 e apresentava diversos problemas, além de ser incompatível com as atuais exigências tecnológicas, normativas e operacionais.

Para inaugurar a plataforma, cerca de 200 profissionais da área contábil participaram de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF). Segundo o secretário, os servidores da Prefeitura foram os primeiros a ser treinados na nova plataforma e, na sequência, os contadores convidados.

A analista fiscal Sheila Neris, da RVolponi Contabilidade, participou do treinamento da nova plataforma e, segundo ela, o antigo sistema da Prefeitura dificultava várias questões da rotina contábil, e a solução costumava ser burocrática.

Assim como o ISS Digital, recentemente a Prefeitura de Londrina passou a disponibilizar outros serviços e sistemas que devem desburocratizar o dia a dia do contribuinte. Entre eles, o ITBI Digital, que reduziu de três dias para poucos minutos o prazo de emissão de guias do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), e o Acelera Londrina, ferramenta que, em poucos segundos, indica se uma atividade econômica pode funcionar em determinado endereço da cidade, além de exibir os parâmetros construtivos da Lei de Zoneamento.

O ISS Digital já está disponível para consultar todas as Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas, realizar e acompanhar pré-apurações e apurações mensais, emitir Documentos de Arrecadação Municipal (DAM) e acompanhar a situação fiscal.
 

Por Paulo Andrade

Comentários