Moradores denunciam abandono das estradas rurais e cobram investimentos da Prefeitura de Londrina
Relatos apontam precariedade em vias da zona rural, risco à segurança e falta de projetos para aplicação de recursos disponíveis
A situação das estradas rurais de Londrina tem gerado indignação entre produtores rurais e moradores dos distritos, na zona sul do município, que denunciam abandono, falta de manutenção e riscos constantes à segurança de quem trafega diariamente pelas vias da área rural do município.
O produtor rural Brigilio Marcos fala das obras nas rodovias estaduais que passam pela região como a PR-538 e a PR-532, além de conexões com a PR-445. Em contrapartida, a avaliação sobre a atuação da Prefeitura é negativa no que diz respeito às vias da zona rural.
A precariedade das vias, de acordo com o produtor, compromete o escoamento da produção agrícola, o transporte escolar, o acesso a serviços de saúde e coloca em risco a vida de moradores e motoristas. Há registros de acidentes graves em pontos críticos, inclusive com vítimas fatais, atribuídos às más condições da pista e à falta de manutenção adequada.
Entre os trechos mais críticos estão as vias que ligam os distritos de São Luiz, Guaravera, Patrimônio Regina e Espírito Santo. Nas redes sociais, os moradores mostram diversos trechos deteriorados da estrada Ouro Fino, no distrito de São Luiz. O fluxo constante de veículos tem se tornando perigoso devido aos buracos e afundamentos da pista.
A reportagem entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Londrina e não obteve retorno das secretarias de Obras e Pavimentação (SMOP) e Meio Ambiente ( SEMA) até o fechamento desta matéria.