SEGUNDA, 07/05/2018, 18:56

Londrina registra primeiro caso de morte por gripe do ano

Homem de 55 anos tinha outros problemas de saúde e faleceu no mês de abril, por um sorotipo não identificado do vírus.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o laboratório não conseguiu detectar qual o subtipo do “Influenza A” que teria causado a morte do homem, de 55 anos, morador aqui de Londrina. Além dessa morte registrada na cidade, houve outras seis mortes no estado esse ano, 3 causadas pelo vírus do subtipo H1N1 e mais 3 por influenza A H3.

As sete mortes ocorreram em Foz do Iguaçu, que já soma dois casos, Londrina, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Izabel do Oeste, Ampere e Cafezal do Sul. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Londrina, Sônia Fernandes, alerta para o perigo de todos os tipos de vírus da gripe e destaca o fato de que o paciente já tinha problemas de saúde.

Sônia Fernandes explica que são mais de 120 sorotipos do Influenza. Alguns, como o H1N1 e o H2N3, sofreram mutações ao longo dos anos. Segundo a coordenadora da Secretaria de Saúde, as mortes por gripe sempre ocorreram, o que melhorou foi a possibilidade de detectar os sorotipos que mais circulam pelo país. Sônia Fernandes alerta ainda que a vacina que está sendo aplicada na rede pública municipal ataca os três tipos mais perigosos do Influenza.

A campanha nacional de vacinação contra gripe começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. Em Londrina, a expectativa é aplicar 160 mil doses da vacina que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura.

Segundo a coorodenadora da Vigilância Epidemiológica, em 10 dias de campanha aqui na cidade, por conta do último feriadão, pouco mais de 32 mil pessoas foram vacinadas, o que corresponde a 22% das 160 mil doses que a Prefeitura espera aplicar. Sônia Fernandes destaca o resultado da vacinação até agora e a participação dos idosos na campanha.

Podem tomar a vacina, as pessoas acima de 60 anos, gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, povos indígenas, profissionais da saúde, pessoas com doenças crônicas, detentos, funcionários de presídios e adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas. Os professores também foram incluídos na campanha desse ano.

Quem deseja tomar a vacina deve levar os documentos pessoais e, no caso das crianças, a carteirinha de vacinação. O Dia D da Campanha, data nacional de mobilização, é neste sábado, 12 de maio.

Comentários