Aluno de Londrina vai representar o Brasil no mundial da WorldSkills 2026 na China
Gabriel Henrique, de 19 anos, conquistou medalha de ouro na etapa nacional e garantiu vaga para o mundial
Um aluno de Londrina vai representar o Brasil no mundial da WorldSkills 2026, que será realizado na China, uma competição de profissões técnicas. Gabriel Henrique Gobato de Oliveira, de 19 anos, conquistou medalha de ouro na etapa nacional da WorldSkills Brasil 2025, na modalidade computação em nuvem.
Nesta edição da WorldSkills Brasil, promovida pelo Senai Nacional, a competição reuniu 387 competidores de 23 estados, que disputaram em 46 diferentes ocupações técnicas, distribuídas em seis grandes áreas tecnológicas: Manufatura e Engenharias, Construção Civil, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Criatividade e Design, Transporte e Logística e Tecnologias de Serviços.
De acordo com a gerente regional norte de educação e negócios do Sesi/Senai, Elizandra Estefanuto, o Senai de Londrina competiu em sete ocupações e voltou com quatro medalhas: um ouro, um bronze e duas de excelência. Além da computação em nuvem, as áreas que foram premiadas foram soluções de software para negócios, desenvolvimento de aplicativos móveis e Tecnologias Web.
A gerente regional de educação ainda informou que pela terceira vez um aluno de Londrina vai participar de uma competição mundial, sendo que Thiago Rocha de Araújo representou o Brasil no último mundial em 2024 na França e Leandro Ribeiro Moreira foi vice-campeão mundial em 2019, na Rússia.
O mundial será realizado em Xangai, na China, de 22 a 27 de setembro de 2026. A competição reúne jovens talentos do mundo todo para uma disputa de habilidades técnicas e vocacionais, e os resultados das competições nacionais e regionais servem como preparação para o evento mundial, onde os melhores de cada país disputam o título de campeão do mundo.