QUARTA, 01/10/2025, 12:01

TRE-PR retoma julgamentos que podem cassar Prefeito de Jataizinho

Julgamento acontece na sexta-feira (6). Prefeito de Rolândia também será julgado. Os dois respondem por suposta utilização da máquina pública em benefício eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) terá uma sexta-feira decisiva para dois prefeitos do Norte do Estado. Estão na pauta os processos que podem levar à cassação dos mandatos de Wilson Fernandes, conhecido como Vilsinho Quirino (PDT), de Jataizinho, e de Ailton Maistro (PL), de Rolândia. Os dois são acusados de abuso de poder político e econômico em ações realizadas durante o período pré-eleitoral.

Em Jataizinho, o julgamento, que se arrasta desde 10 de setembro, envolve os gastos da Prefeitura com a Festa Junina de 2024. Segundo a denúncia, foram utilizados cerca de R$ 725 mil em recursos públicos, incluindo shows de artistas que teriam feito manifestações em favor do prefeito e do vice, durante as apresentações. Imagens de obras da gestão também teriam sido exibidas nos telões, o que configuraria promoção pessoal.

A equipe de reportagem da rádio CBN Londrina entrou em contato com a Prefeitura de Jataizinho, que informou que o Prefeito está em viagem e não conseguimos contato.

Já em Rolândia, o caso gira em torno de três iniciativas da gestão municipal. A acusação sustenta que a festa de 80 anos da cidade, o uso da estrutura da Prefeitura e, principalmente, o programa “Bora Estudar”, que distribuiu 6,2 mil cartões de débito no valor de R$ 275 cada, tiveram caráter eleitoral.

Em primeira instância, o prefeito e o vice foram absolvidos de parte das acusações, mas multados pelo programa “Bora Estudar”. O Ministério Público Eleitoral recorreu, pedindo condenação por abuso de poder. O julgamento foi adiado após pedido de vista e será retomado também nesta sexta-feira.

Na semana passada, entramos em contato com o advogado de Ailton Maistro A defesa sustenta que não há provas contra ele e afirma esperar nova absolvição.

Por Paulo Andrade

Comentários