QUINTA, 01/05/2025, 15:24

Tiago Amaral revisa estatuto para adequar Guarda Municipal como “polícia da cidade de Londrina”

O prefeito afirmou que essa “nova fase” da GM já vinha sendo desenhada com o secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, desde antes do início do mandato

O prefeito Tiago Amaral (PSD) reforçou nesta quarta-feira (30), o projeto que denomina a Guarda Municipal como “polícia da cidade de Londrina”.

A afirmação do chefe do Executivo Municipal se baseia em uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que firmou entendimento sobre a atuação das Guardas Municipais e definiu que é constitucional a ação delas no policiamento ostensivo e comunitário.

Na prática, a decisão afasta questionamentos que são recorrentes e levados à Justiça em todo o Brasil, com dúvidas em relação às ações de segurança pública que são realizadas pelas Guardas Municipais, especialmente em flagrantes.

Tiago Amaral disse ainda que o trabalho da GM será em conjunto com as demais forças de segurança e que os agentes estão prontos para combater o tráfico de drogas e a criminalidade.

O prefeito afirmou que essa “nova fase” da GM já vinha sendo desenhada com o secretário de Defesa Social, Felipe Juliani, desde antes do início do mandato.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários