SEGUNDA, 08/12/2025, 07:05

Papa Leão XIV utiliza paramento litúrgico confeccionado em Apucarana

O Pontífice usou duas mitras em celebrações no Vaticano e na Turquia

O Papa Leão XIV utilizou paramentos litúrgicos confeccionados em Apucarana, no norte do Paraná. A Via Ápia foi a empresa que produziu uma mitra, ornamento eclesiástico em forma de chapéu pontiagudo, usada pelo Papa na semana passada durante a primeira viagem apostólica à Turquia.

O Papa Leão XIV ainda usou uma segunda peça da empresa de Apucarana em 12 de outubro, no Vaticano. O pontífice vestiu a peça durante a visita da imagem de Nossa Senhora de Fátima ao Vaticano, em comemoração ao Ano Jubilar.

Uma das responsáveis pela empresa é Juliane Passoni, que se emocionou ao descobrir que o Papa estava usando as peças da Via Ápia em dois momentos tão importantes para a Igreja Católica.

Essa não foi a primeira vez em que um Papa usou uma peça confeccionada pela Via Ápia. Em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, o Papa Francisco também utilizou peças da empresa apucaranense.

A Via Ápia completou 25 anos de atuação em 2025. Juliane explicou que a marca surgiu com a mãe, Rose Passoni, por meio do sacerdote Antônio Dilben, fundador da Comunidade Mar a Dentro, da qual ela e a mãe fazem parte como leigas consagradas.

Com a Comunidade Mar a Dentro surgiu o desejo de a família confeccionar paramentos litúrgicos e embelezar ainda mais a igreja. A família Passoni é referência. Da empresa de Apucarana saem paramentos litúrgicos entregues em todo o Brasil e também em outros países.

Por Silvia Vilarinho

Comentários