O Hemocentro de Londrina está com estoque crítico de sangue tipo A-, B- e O-
Podem doar pessoas entre 18 a 69 anos, acima dos 50 kg e em bom estado de saúde
O Hemocentro Regional de Londrina está solicitando a ajuda da população para reverter a baixa quantidade de sangue no estoque da unidade. Atualmente, os tipos A-, B- e O- estão em estado crítico, enquanto O+ está com o nível baixo e o tipo AB- está com o estoque zerado.
O doador deve ter entre 18 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e apresentar bom estado de saúde. É preciso apresentar documento oficial com foto e não estar em jejum. O ideal é ter feito uma refeição leve, uma ou duas horas antes da doação.
De acordo com Fausto Trigo, coordenador do Hemocentro do HU, existem algumas restrições para quem fez tatuagem, está tomando alguma medicação ou foi vacinado recentemente.
Ainda segundo Trigo, o Hemocentro do HU é responsável pela distribuição de bolsas de sangue e hemocomponentes para mais de 23 hospitais da região.
Vale lembrar que cada bolsa de sangue de 450 ml pode salvar até quatro vidas. O gesto ajuda pacientes que tenham doenças crônicas graves e que precisam enfrentar procedimentos médicos, como transplantes e cirurgias.
O Hemocentro Regional de Londrina fica na Rua Cláudio Donizete Cavalieri, 156, ao lado da Maternidade do HU. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.