SEGUNDA, 04/11/2019, 06:20

Número de vacinas para HPV em adolescentes em Londrina não chega a 30% do público alvo entre meninos e meninas

A imunização está disponível de graça na rede pública de saúde e previne contra mais de 150 tipos de vírus, inclusive nas partes genitais.

A Secretaria Municipal de Saúde fez um levantamento e registrou pouca procura para a vacina contra o HPV em Londrina.

A imunização está disponível de graça em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBSs para adolescentes meninos e meninas.

De acordo com a diretora de vigilância em saúde, Sônia Fernandes, os meninos entre 11 e 14 anos são os que menos procuram a imunização. A média seria que ao menos 20 mil adolescentes meninos deveriam estar imunizados contra o HPV, mas apenas 6 mil estão em Londrina. O que representa quase 30% do mínimo preconizado.

As meninas a imunização não é tão diferente. O número baixo preocupa, já que nas mulheres o número de infecções é bem mais comum.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde apenas 30% das meninas estão imunizadas, um número um pouco maior que os meninos. A faixa etária de cobertura vacinal para as meninas é maior entre 9 e 14 anos de idade.

A imunização previne contra mais de 150 tipos de Papilomasvírus – HPVs são vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Pelo menos 40 desse vírus podem infectar a região genital e provocar cânceres, como de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

O HPV pode ser classificado em tipos de baixo e de alto risco de desenvolver câncer, ou seja, a vacina pode prevenir contra o câncer na vida adulta.

Comentários