SEXTA, 17/07/2026, 17:57

“Não há motivos para pânico. A Santa Casa não vai fechar”, garante promotora

Sob intervenção judicial, instituição só continuou funcionando em razão do envio de insumos por parte do HU e do Hospital Evangélico. Interventor diz que desafio é grande, mas que tudo o que for possível será feito para que os pacientes não fiquem desassistidos.

A nova gestão da Santa Casa de Londrina realizou uma entrevista coletiva nesta sexta-feira (17) para esclarecer que o hospital vai continuar de portas abertas, atendendo a população. A garantia foi necessária para fazer frente à informação, trazida pela antiga diretoria, de que a unidade estava insumos e medicamentos para a prestação do atendimento no pronto-socorro e para a realização de cirurgias eletivas e de emergência. A Justiça autorizou então os diretores afastados a continuarem gerindo a aquisição do material de forma emergencial.

Ao mesmo tempo, o Hospital Universitário (HU) e o Hospital Evangélico, os outros dois terciários da cidade, enviaram insumos para a Santa Casa não interrompesse o atendimento no final de semana. O interventor judicial, Reilly Aranda Lopes, reconheceu que se essa “ajuda” não tivesse sido enviada, a instituição iria ter que fechar as portas, pelo menos de forma temporária.

Reilly concedeu a entrevista coletiva ao lado da promotora de Defesa da Saúde, Susana de Lacerda, responsável por investigar as irregularidades que culminaram na intervenção do hospital. Ela admitiu que o desafio é grande e os problemas são muitos, mas garantiu que não há motivos para pânico.

O hospital atende de 300 a 400 pessoas todos os dias, incluindo as internações e os pacientes que chegam no pronto-socorro. A antiga gestão fazia a compra dos insumos semanalmente, o que deve ser mudado a partir de agora. O diretor médico da Santa Casa, Hélio Andrade, confirmou que havia muitos problemas de gestão

A intervenção tem prazo de 180 dias, mas pode ser prorrogada. Além de garantir a continuidade do atendimento, o interventor ficará responsável por fazer uma auditoria nas planilhas financeiras e contábeis da instituição. O que hoje é tratado como má-gestão de recursos, pode virar caso de improbidade se a análise encontrar desvios da verba para outros fins, conforme destacou a promotora.

A Santa Casa de Londrina é um dos principais hospitais terciários do norte do Paraná. A unidade é alvo de uma investigação do Ministério Público desde 2023, quando o processo foi aberto para investigar a diretoria da instituição. Entre os problemas constatados estão atrasos no pagamento de médicos e fornecedores, ausência de especialistas, falhas sanitárias, elevado endividamento e descumprimento de obrigações relacionadas ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Guilherme Batista

Comentários