QUARTA, 18/02/2026, 18:09

Londrina lidera resgate de animais silvestres no Paraná com recorde de atendimentos

Centro da UniFil foi responsável por quase 20% de todos os socorros realizados no estado; rede estadual registrou alta de 61% na proteção à fauna

O governo do Paraná registrou um recorde no atendimento a animais silvestres no ano passado. Ao todo, foram 6.025 atendimentos, um aumento de 61,3% em comparação com 2024.

Os dados são da rede de proteção coordenada pelo Instituto Água e Terra (IAT), ligado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável. Desse total, 4.189 atendimentos foram feitos pelos escritórios regionais e 1.836 por entidades conveniadas, como centros de triagem e atendimento à fauna.

Entre as regiões, destaque para Londrina. O Centro de Atendimento à Fauna Silvestre do Centro Universitário Filadélfia (UniFil) liderou o ranking, com 1.169 animais socorridos, cerca de 19% do total. Em seguida aparecem Curitiba, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Umuarama.

De acordo com a bióloga da Diretoria do Patrimônio Natural do IAT, Nathalia Colombo, após o resgate, os animais passam por avaliação e tratamento. Dependendo do caso, eles podem ser devolvidos à natureza ou encaminhados para locais autorizados, quando a soltura representa risco à sobrevivência.

Os atendimentos incluem cuidados veterinários, uso de medicamentos e, quando necessário, cirurgias. O trabalho ajuda a proteger a fauna silvestre e a evitar que mais espécies entrem em risco de extinção.

Ao avistar algum animal silvestre ferido ou para denúncias de atividades ilegais contra animais, entre em contato com o Disque Denúncia 181.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários