TERCA, 10/03/2026, 14:58

Londrina inicia vacinação de profissionais da saúde contra a dengue

900 doses da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan já foram recebidas pelo município e serão aplicadas em profissionais da Atenção Primária em Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou o chamado para que os profissionais da saúde atuantes na Atenção Primária à Saúde (APS) busquem a imunização contra a dengue nos 399 municípios do Paraná. Segundo a Sesa, as 31.500 doses da vacina produzida pelo Instituto Butantan já foram totalmente distribuídas às 22 Regionais de Saúde e estão disponíveis para aplicação. O imunizante, 100% nacional e de dose única, é uma das principais estratégias para proteger quem atua na linha de frente do atendimento à população.

Em Londrina, o município por enquanto recebeu 900 doses do imunizante, o que representa 50% do volume necessário. Na região, a Prefeitura de Cambé também iniciou a vacinação de profissionais da linha de frente, como agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem que atuam na sala de vacina.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde do município de Londrina, Fernanda Fabrin, as doses iniciais serão direcionadas para os agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e também profissionais que atuam na vacinação. Conforme o município receber outros lotes, a vacinação será ampliada para todos os profissionais da atenção primária, que em Londrina são de 1.700 a 2.000.

Segundo a diretora, o imunizante produzido pelo Instituto Butantan representa uma vantagem por ser aplicado em dose única, além de abranger os quatro sorotipos diferentes da dengue. A vacina 100% nacional atua no corpo para evitar o desenvolvimento de formas graves da doença ou infecções acompanhadas de sinais de alerta. Em estudo do Instituto, a vacina mostrou proteção em 80% dos casos e mantém eficácia por até cinco anos.

A vacina contra a dengue está disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos na rede básica de saúde em Londrina, com imunizantes do laboratório Takeda, que são aplicados em duas doses. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, a chegada das doses do Butantan permitirá ampliar a proteção para a faixa etária de 15 a 59 anos dentro dos grupos prioritários.

Mas a ampliação da faixa etária depende do repasse dos imunizantes por parte do Ministério da Saúde, o que ainda não tem data para acontecer. Apesar da perspectiva de aumento da cobertura vacinal contra a dengue, a Secretaria de Saúde reforça que as medidas de controle do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidas rigorosamente.

A orientação é para que a população mantenha a limpeza constante de quintais, calhas e recipientes que possam acumular água, além do uso de repelentes e a atenção redobrada aos primeiros sintomas, como febre alta e dores articulares.

Por Fernando Bianchi

Comentários