TERCA, 07/10/2025, 11:59

FAEP cobra revisão de regra que exclui 96% dos municípios da região de Londrina de crédito para renegociação rural

Apenas 4% das cidades do Norte do Paraná se enquadram na resolução do Conselho Monetário Nacional. Entidade alerta que milhares de produtores ficam sem acesso a linhas de crédito mesmo após perdas severas com o clima

A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) encaminhou ofício ao Conselho Monetário Nacional (CMN) pedindo a revisão de uma resolução (5.247/2025), que define critérios para linhas especiais de crédito voltadas à renegociação de dívidas de produtores rurais afetados por eventos climáticos. A entidade quer que o acesso aos recursos seja ampliado, permitindo que todos os agricultores que efetivamente tiveram prejuízos possam participar, mesmo sem depender de decretos municipais.

De acordo com Anderson Sartorelli, técnico do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, atualmente, a norma só permite o crédito para produtores de municípios que se encaixarem dentro de dois critérios já estabelecidos pelo Governo Federal.

Na região de Londrina, a exclusão é praticamente total: 96% das cidades ficaram fora da lista, o que significa que centenas de produtores endividados e com prejuízos não poderão acessar as linhas de renegociação.

Sartorelli considera o critério “excessivamente restritivo” e incompatível com a realidade do campo.

Caso o produtor não consiga se enquadrar dentro dos critérios, o impacto será um acúmulo de dívidas e falta de acesso de novos investimentos, o que acaba refletindo na produção.

Enquanto aguarda uma possível revisão da regra, a FAEP orienta os produtores de municípios já contemplados a seguir os procedimentos previstos, apresentando laudos de perdas e quadros de incapacidade de pagamento às instituições financeiras credoras.

Por Paulo Andrade

Comentários