QUARTA, 08/10/2025, 18:24

Entregas com motos e bicicletas no Calçadão serão debatidas em audiência pública

A implantação das Áreas de Entrega Rápida tornará mais prático e eficiente o trabalho dos entregadores, ao permitir paradas breves em pontos estratégicos

A permissão para a entrada e permanência temporária de motos e bicicletas de entrega no Calçadão de Londrina será tema de audiência pública na Câmara Municipal de Londrina (CML)

O projeto de lei prevê que as Áreas de Entrega Rápida (AER) a serem implantadas no interior do Calçadão deverão ficar próximas aos principais acessos e servirão exclusivamente para embarque e desembarque de mercadorias, com permanência de até 20 minutos. As motos e bicicletas só poderão entrar e sair pelo mesmo ponto, ficando proibida a circulação pelos corredores centrais e demais espaços de pedestres.

De autoria do vereador Sídnei Matias (Avante) será debatido com a população na segunda-feira (13), às 19h, na Sala de Sessões da Casa Legislativa e contará com transmissão ao vivo pelo YouTube da CML.

O vereador Sídnei Matias explica, na justificativa do projeto, que a proposta inicial permitia a circulação de entregadores em todo o Calçadão, mas gerou críticas de comerciantes e frequentadores, preocupados com a segurança e a descaracterização do espaço.

A Comissão de Justiça indicou a necessidade de realização de audiência pública para discutir o projeto, pois ele altera o Código de Posturas, lei integrante do Plano Diretor. Após a audiência pública, a matéria seguirá para análise definitiva da Comissão de Justiça.

A audiência será realizada em formato híbrido, possibilitando a participação do público tanto de forma presencial quanto online. Para garantir vaga presencial, os interessados podem realizar inscrição no site da Câmara.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários