QUINTA, 30/07/2026, 11:56

Depois de colheita recorde, produtores paranaenses se preparam para safra 2026/2027

Vazio sanitário encerra no fim de agosto, mas cenário climático e incertezas no mercado internacional exigem planejamento para o próximo plantio

O Paraná encerrou a safra 2025/2026 com recorde na produção. De acordo com os dados do Departamento de Economia Rural (Deral) e a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o estado colheu cerca de 26,3 milhões de toneladas de grãos, um aumento de 6% comparado com ciclo anterior, onde o volume chegou ao 24,7 milhões.

De acordo com a técnica do Departamento Técnico, Econômico e Legal do Sistema FAEP, Catherine Machulek, o aumento na produção representa a força do agronegócio paranaense, já que movimenta toda a cadeia produtiva do estado.

O vazio sanitário começou em junho e deve durar até o fim de agosto, principalmente na Região 2, que abrange as regiões Norte, Noroeste, Centro-Oeste e Oeste. Esse momento é crucial para o preparo das áreas de cultivo antes do plantio.

Por outro lado, os conflitos no oriente médio podem prejudicar no planejamento das colheitas, visto que grande parte de insumos e defensivos agrícolas passam pelo Estreito de Ormuz.

Outro ponto de atenção é o clima. A possibilidade de atuação do El Niño nos próximos meses aumenta o risco de excesso de chuvas durante o desenvolvimento das lavouras e no período da colheita, o que pode comprometer a produtividade de diferentes culturas.

Apesar do desempenho histórico registrado nesta temporada, a FAEP avalia que ainda é cedo para prever um novo recorde em 2026/2027. A expectativa é positiva, mas o resultado dependerá da combinação entre condições climáticas favoráveis, estabilidade do mercado e um bom planejamento das propriedades rurais.

Por Paulo Andrade

Comentários