Concha Acústica de Londrina é pichada durante manifestação no Dia do Trabalhador
Totem de segurança conseguiu captar a imagem, mas devido a péssima qualidade, material não deve ajudar a Guarda Municipal
A Concha Acústica, tradicional ponto turístico localizado no coração de Londrina, amanheceu pichada nesta sexta-feira (2). A ação criminosa aconteceu durante uma manifestação que buscava o fim da escala 6x1, movimento que vem ganhando força em todo o território nacional e aguarda tramitação no Congresso Nacional.
De acordo com o Secretário Municipal de Defesa Social, Felipe Juliani, uma equipe de inteligência da Guarda Municipal estava escalada para fazer a segurança do evento, mas não foi possível ver o momento nem o responsável pela pichação.
Um totem de segurança localizado a poucos metros do local da pichação registrou algumas imagens, mas, devido à qualidade do material, não será possível identificar a pessoa que fez a pichação.
Em fevereiro deste ano, a base da Guarda Municipal no calçadão de Londrina também foi pichada. Segundo Juliani, o responsável pelo delito já foi identificado e agora só falta uma ordem de busca e apreensão para prender o autor.
A Concha Acústica, que completou 68 anos nesta quinta-feira (1º), já foi pintada .
A pichação, ao contrário do grafite, é considerada uma manifestação degradante e um ataque ao patrimônio, sendo tipificada como crime ambiental e de vandalismo. A pena prevista para a pichação, conforme a Lei 9.605/98, é de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa que pode chegar a R$ 5 mil.