Biblioteca Municipal de Londrina realiza encontro para ajudar escritores a publicar suas primeiras obras
Evento reúne escritores, editoras e livrarias para orientar processos de escrita e publicação de livros independentes
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina realiza, nesse sábado (17), o “Londrina, a cidade que escreve”. A atividade é parte do 2º Encontro de Escritores, Editoras, Gráficas e Livrarias e busca ajudar profissionais e amantes da literatura da cidade na produção e publicação de suas próprias obras literárias.
O encontro vai tirar dúvidas sobre todos os processos editoriais, tornando a área da produção literária um espaço mais democrático e simplificado para os novos autores.
O livro “Curiosidades sobre Tubarões”, do autor mirim Pedro Shark é um exemplo. A obra é o primeiro artigo do menino de 9 anos e, segundo a mãe Sheila Dal-Ry, o processo da produção foi inteiramente feito pelo garoto.
Para além da escrita, o processo de publicação também leva detalhes burocráticos que fazem o lançamento ser prolongado. A transformação do livro desenhado por Pedro até a versão final do livro passou por uma bibliotecária e uma ilustradora antes de ser registrado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Mesmo com todo o processo o lançamento foi um sucesso e Pedro realizou uma sessão de autógrafos em uma livraria da cidade.
Todo o auxilio na parte de escrita e publicação de livros pode ser debatido no “Londrina, a cidade que escreve”, para tornar mais histórias como a de Pedro Shark realidade. O evento contará com palestras e mesas de conversa durante todo o sábado, a partir das 9h, na Biblioteca Pública Municipal.
Sob supervisão da jornalista Claudia Lima, estagiário, Lucas Bandeira.