Secretaria de Obras faz vistoria em barragem na nascente do Lago Cabrinha
Objetivo foi conferir uma situação antiga de vazamento de pequena intensidade que ocorre, desde 2023, no trecho mais alto do lago
O secretário municipal de Obras e Pavimentação, Otávio Gomes, realizou uma vistoria na barragem localizada na nascente do Lago Cabrinha, região norte de Londrina.
A visita teve como objetivo averiguar a situação da estrutura que fica na parte superior do lago, onde, desde 2023, o nível da água vem diminuindo por conta de um vazamento de baixo volume não corrigido pela gestão anterior da Prefeitura.
A partir dessa vistoria, a Prefeitura deve estudar qual será a medida mais viável a ser adotada para solucionar o vazamento. Segundo o secretário de Obras, Otávio Gomes, embora o caso não seja emergencial e a vazão seja lenta e pontual, é necessário manter o acompanhamento e viabilizar uma alternativa eficaz.
O ponto onde o problema vem ocorrendo, há cerca de dois anos, fica no primeiro lago entre a avenida Curitiba e a rua Martim Pescador, após a altura das ruas Cardeal e Elzira Bitencourt Guides, na descida sentido zona norte ao centro.
Em junho de 2023, a Defesa Civil havia feito vistoria na área e indicou à Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP) a necessidade de uma manutenção para reparar as infiltrações existentes e evitar riscos de erosões. Um mês depois, a Secretaria, após avaliar o apontamento, recomendou ao titular da pasta, à época, a contratação de uma empresa especializada para resolver o problema.
Em setembro do mesmo ano, o último registro emitido pelo secretário de Obras foi que a pasta estava analisando a forma de abordagem mais adequada, no menor tempo possível, para trazer uma solução a partir dos levantamentos feitos. No entanto, depois disso não houve outros desdobramentos ou ações colocadas em prática.