TERCA, 09/09/2025, 15:04

Prefeitura de Londrina inicia planos de ação após anúncio de fechamento de abrigo na zona leste

Representantes da prefeitura foram informados de que a entidade enfrenta um quadro de extrema fragilidade financeira, herdado pela nova gestão, que inviabiliza a manutenção das atividades

O abrigo da Casa do Bom Samaritano, localizado na zona leste de Londrina, anunciou que encerrará as atividades. A presidência da entidade filantrópica pediu o fim dos convênios com a Secretaria do Idoso e também com a Secretaria de Assistência Social, isso já no fim de agosto, ou seja, a prefeitura de Londrina teria 30 dias para encontrar um local para encaminhar as pessoas que são atendidas atualmente pela entidade.

De acordo com a entidade, há, pelo menos, dois anos a administração do abrigo está tentando negociar com a prefeitura o aumento nos repasses, já que, por meio dos convênios, o valor repassado cobre menos de 50% dos custos e, diante da falta de negociação e a redução nas doações recebidas pela entidade, a opção agora seria, infelizmente, pelo encerramento dos serviços prestados na área de assistência social.

Procurada, a prefeitura de Londrina informou em nota que, “no dia 28 de agosto, recebeu um ofício da instituição comunicando o encerramento das parcerias firmadas com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e com a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), com término previsto para o próximo dia 30 de setembro”.

Logo após o recebimento da comunicação, representantes da prefeitura se reuniram com a diretoria da instituição para compreender a situação e avaliar possíveis formas de apoio para a continuidade dos serviços.

Na ocasião, a prefeitura teria sido informada de que “a entidade enfrenta um quadro de extrema fragilidade financeira, herdado pela nova gestão, que inviabiliza a manutenção das atividades. A diretoria alertou, inclusive, sobre a possibilidade de bloqueios judiciais em contas bancárias”.

Vale lembrar que atualmente, a Casa Bom Samaritano mantém 45 vagas de acolhimento pela Assistência Social e 25 vagas de acolhimento pela Política do Idoso.

Diante do cenário revelado pela instituição, “a prefeitura de Londrina deu início a planos de ação em ambas as secretarias para garantir a transferência dos acolhidos para outros serviços”.

A prefeitura reafirmou ainda “que o objetivo é conduzir todo o processo da forma mais organizada e tranquila possível, garantindo a proteção e a continuidade do atendimento aos acolhidos”.

A entidade ainda possui convênio com a Secretaria de Educação para manutenção de dois centros de educação infantil. Estes serviços devem se manter ativos.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários