Prefeitura de Arapongas aplicou cerca de R$ 50 mil em multas por descarte irregular de lixo em 2025
Grupamento de Defesa Ambiental (GDA) atendeu 249 ocorrências nos primeiros sete meses do ano
A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e o Grupamento de Defesa Ambiental (GDA), aplicou somente nos primeiros sete meses de 2025, 13 multas envolvendo descarte de resíduos sólidos em local inadequado, resultando no valor de R$ 49.630,00. Além disso, foram atendidas 249 ocorrências no mesmo período.
Para o Secretário de Segurança Pública e Trânsito de Arapongas, Paulo Sérgio Argati, 2025 tem sido um ano atípico em relação ao descarte irregular de lixo.
Argati ainda afirmou que o aterro sanitário fica aberto ao público para fazer o descarte regular do lixo, mas mesmo assim, algumas pessoas insistem em despejar os resíduos em locais irregulares.
Segundo a Lei para Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a prática de descarte irregular de lixo pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente.
Em casos de descarte de lixo e outras irregularidades, informações ou dúvidas, basta a população de Arapongas acionar a Guarda Ambiental através do 153, a Secretaria do Meio Ambiente pelo 3902-1194, ou também pelo link disponível no site da Prefeitura de Arapongas.