Polícia Civil desarticula associação criminosa voltada ao tráfico de drogas em Ibiporã
Três pessoas foram presas pela Polícia Civil e um quarto suspeito, apontado como um dos líderes da organização, já estava preso. A polícia segue em busca de uma foragida
A Polícia Civil prendeu três pessoas em Ibiporã em uma operação para desarticular uma associação criminosa voltada ao tráfico de drogas, com integrantes que também são investigados por envolvimento em crimes contra a vida na região.
As investigações que se iniciaram em março identificaram uma estrutura criminosa organizada, com divisão de tarefas entre seus integrantes, controle financeiro da atividade ilícita e a utilização de um imóvel clandestino, denominado pelos próprios investigados como "arquivo", destinado ao armazenamento, ocultação e distribuição de entorpecentes.
Um quarto integrante e o principal investigado já estava preso em flagrante decorrente de outra investigação, totalizando quatro pessoas detidas.
O delegado da Delegacia de Ibiporã, Vitor Dutra, detalhou que a partir do celular apreendido com esse suspeito, identificado como Jonathan Henrique de Moraes, a polícia conseguiu chegar aos demais integrantes e desarticular a organização.
Esse homem posteriormente foi preso em flagrante pela Polícia Militar por tráfico, e a polícia deu andamento às investigações revelando um esquema organizado. Na ocasião, ele foi surpreendido comercializando 75 porções de crack, além de portar dinheiro em espécie proveniente do crime.
Após autorização judicial para a extração dos dados, a análise do conteúdo do celular revelou um vasto conjunto de provas, incluindo conversas sobre a comercialização de drogas, controle financeiro, fornecedores, divisão de tarefas entre os integrantes da associação criminosa.
A partir desses elementos, a Polícia Civil identificou a estrutura da organização criminosa, seus integrantes e a atuação de cada um deles, culminando na deflagração da Operação Arquivo.
No local apontado como “arquivo” pelos investigados, eram armazenados, ocultados, fracionados e distribuídos os entorpecentes comercializados pela organização criminosa, além de ser utilizado para o controle do estoque e da logística do tráfico.
Uma investigada permanece foragida, e equipes da Polícia Civil seguem realizando diligências para sua localização e captura, visando ao integral cumprimento das ordens judiciais.