Ibiporã amplia vacinação contra gripe para todos os trabalhadores da educação
Campanha continua com a oferta de doses também para os grupos prioritários, entre eles crianças, idosos e gestantes, por exemplo
A Secretaria de Saúde de Ibiporã informou que, a partir desta segunda-feira (8), os trabalhadores da área da educação também vão poder se vacinar contra a gripe no município. Todos os funcionários das escolas - públicas e privadas - vão poder tomar as doses nos próprios colégios, em ações específicas, juntamente com os alunos, e também nas unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Vale lembrar que os professores já podiam se vacinar contra a doença.
Vanessa Luquini, diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde em Ibiporã, disse que a decisão pela ampliação do público vem para atender uma recomendação da Secretaria Estadual de Saúde e visa imunizar pessoas que têm contato direto com as crianças, que são a parcela da população que mais sofre com as doenças respiratórias nessa época do ano.
Ela lembrou que os chamados grupos prioritários também continuam podendo se vacinar na cidade. São crianças entre seis meses e menores de seis anos; idosos; gestantes e puérperas; profissionais da saúde, do transporte e da segurança; pessoas com deficiência; doentes crônicos; e funcionários dos Correios. Para se vacinar, é preciso levar documento original com foto e a carteira de vacinação.
Até o momento, 48,76% das pessoas que têm direito às doses desde o início da campanha já se imunizaram em Ibiporã. Foram aplicadas 9.579 doses contra a doença. A diretora disse que muitas pessoas têm procurado as unidades para se imunizar mesmo não sendo dos grupos prioritários. Ela explicou que a campanha só vai ser ampliada para o público em geral quando houver uma autorização do Estado, o que ainda não aconteceu.