Governador anuncia curso de Medicina na UENP no câmpus de Cornélio Procópio
O vestibular será realizado em março e a primeira turma deve iniciar em 2026, no segundo semestre
Com 40 vagas anuais, o curso de Medicina na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no câmpus de Cornélio Procópio, agora é realidade.
O governador Carlos Massa Ratinho Júnior anunciou a implantação do curso com vestibular para março e destacou que há 30 anos a graduação é esperada.
A instituição estadual de ensino superior realizará a contratação de professores e profissionais da carreira técnico-administrativa. O primeiro ciclo de formação, que deverá ocorrer de 2026 a 2031, terá investimento superior a R$ 85 milhões. Para o funcionamento pleno da graduação, em 2031, as projeções financeiras da UENP indicam um investimento anual de R$ 9,6 milhões para manutenção do curso.
De acordo com o reitor da UENP, Fábio Antonio Néia Martini, com carga horária total de 7.472 horas, o projeto pedagógico do curso de Medicina está estruturado em duas etapas. Nos primeiros quatro anos, os estudantes cursam 47 disciplinas fundamentais e especialidades médicas, incluindo cardiologia, dermatologia, endocrinologia, infectologia, neurologia, oncologia, ortopedia e urologia. No internato, que compreende o 5º e o 6º ano, a formação se concentra em 14 disciplinas práticas, abrangendo clínica cirúrgica e médica, obstetrícia, pediatria, saúde coletiva, saúde mental e urgência e emergência.
Para consolidar a formação prática dos futuros médicos, as disciplinas do Internato serão realizadas em unidades de saúde de quatro municípios: Cornélio Procópio e Bandeirantes, na região Norte do Estado; e Jacarezinho e Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro. Entre as unidades estão, por exemplo, o Hospital João Lima e o Hospital Regional Pioneiro, em Cornélio Procópio; Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps); e as unidades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Bandeirantes e Cornélio Procópio.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, o novo curso representa um avanço para toda a região do Norte Pioneiro.
Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a nova graduação significa a fixação do profissional da saúde na região.
As cidades de Cornélio Procópio e Jacarezinho, que contam com câmpus da UENP, sediam as 18ª e 19ª regionais de Saúde do Paraná, cuja área de atuação conjunta engloba 43 municípios. Essa extensa rede assistencial dispõe de mais de 30 hospitais, grande parte da esfera pública, que prestam atendimento à população local por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).