Falta de saldo no cartão bancário pode colocar passageiros de ônibus em lista restritiva
Pagamentos via débito e crédito são soluções no transporte coletivo, que em breve deve receber o PIX como opção
O pagamento da tarifa do transporte coletivo via aproximação de cartões de débito e crédito completa quatro anos em Londrina. O modelo inovador tem sido solução para os usuários dos ônibus da Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) e também da Londrisul, empresas que atendem o município.
Recentemente, o impedimento na hora de fazer o pagamento no leitor por aproximação tem se tornado um problema para alguns passageiros. Isso porque, ao aproximar o cartão de débito ou crédito, a mensagem “Transação não autorizada. Procure a administração.” aparece no visor, sinalizando que não foi possível receber o pagamento por parte do usuário.
De acordo com o diretor da TCGL, Rogério Martins, isso acontece porque, em algum momento, o usuário utilizou o cartão de débito ou crédito e, mesmo sem saldo, a passagem foi liberada; sendo assim, o cartão entra em uma lista restritiva.
Para solucionar esse problema, basta o passageiro se dirigir até a loja de passes da Grande Londrina, localizada na Rua Prof. João Cândido, número 10, de segunda a sexta, das 7h às 19h.
Martins ainda revelou que, em breve, uma nova modalidade deve ser implementada para facilitar a mobilidade dos usuários: o PIX.
É importante lembrar que, diferente do cartão-transporte, o pagamento via cartão de débito ou crédito não conta com a possibilidade de o passageiro fazer a integração nas linhas do transporte coletivo.
Recentemente, o Prefeito Tiago Amaral anunciou que não haverá reajuste no valor da tarifa em 2025. O preço atual da passagem de ônibus em Londrina é de R$ 5,75.