Chuva de meteoros reúne mais de 200 pessoas na Estrada do Limoeiro
A observação aconteceu durante a madrugada e foi coordenada pelo Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina
Com um brilho imensurável, o céu de Londrina foi palco de um grande espetáculo. A chuva de meteoros, formada por fragmentos deixados pelo cometa Halley, reuniu mais de 200 pessoas no fim da Estrada do Limoeiro. Nem a madrugada gelada atrapalhou a observação que atingiu o pico de atividade por volta das duas horas.
Para Miguel Fernandes Moreno, coordenador do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina, GEDAL, a madrugada foi muito especial para os amantes da astronomia.
Além da chuva de meteoros, os participantes também observaram Saturno e seus anéis, além de nebulosas e aglomerados estelares, que de acordo com Miguel, é uma experiência indescritível.
Para divulgar ainda mais a beleza dos céus e a grandeza do universo, Londrina vai receber dois grandes eventos em novembro, o 25º Encontro Nacional de Astronomia (ENAST) e o 20º Encontro Paranaense de Astronomia (EPAST), que vão ocorrer entre os dias 20 a 22/11. As inscrições são gratuitas e estão abertas.
O evento é realizado pelo Gedal, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina e com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Para se inscrever basta acessar o site do Encontro Nacional de Astronomia ou as redes sociais do Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina.