Bombeiros alertam para riscos durante uso inadequado de aquecedores no inverno
Aparelhos ajudam a espantar o frio nos dias gelados, mas podem ser vetores de curto-circuito e incêndios caso não estejam com a manutenção em dia
Parte da população mantém um aquecedor portátil em casa para os dias mais frios do ano. Em Londrina e região, o tempo gelado persiste desde o mês passado e agora, com a chegada do inverno, a previsão é de ainda mais frio. O aparelho é indispensável para deixar a casa mais aconchegante e aquecida, mas pode trazer riscos aos moradores caso a manutenção não esteja em dia. O tenente Camilo Ernesto, do Corpo de Bombeiros, disse que, no caso dos aquecedores elétricos, é preciso ficar atento com os cabos e tomadas, que ficam enrolados durante o ano todo e, por isso, podem apresentar rompimentos ou outras avarias. O problema, segundo o tenente, pode terminar em curto-circuito e, consequentemente, em incêndios.
Já no caso dos aquecedores a gás, segundo o tenente, o morador precisa verificar se a tubulação apresenta condições adequadas, e ficar atento à possibilidade de vazamentos na rede.
Ernesto também lembrou que famílias em situação de vulnerabilidade costumam fazer fogueiras em casa para espantar o frio. A prática, de acordo com ele, é bastante perigosa e tem que ser evitada.