QUARTA, 01/04/2026, 14:26

Após um ano e meio em reforma, Museu de Arte de Londrina é reaberto à população com parte do acervo do Museu Paranaense

Evento teve início nesta quarta e vai até o domingo na Praça Willie Davids, em frente ao Ouro Verde, com feira de artesanato, barraquinhas de comida e parque para a criançada

O Museu de Arte de Londrina, que fica na rua Sergipe, no centro, reabriu ao público nesta quarta-feira (1º) após ficar fechado por um ano e sete meses para reforma. O espaço histórico, que foi a primeira rodoviária da cidade, passou por melhorias estruturais e de acessibilidade, além da modernização de sistemas e nova iluminação. O investimento, do próprio do município e obtido por meio da Lei Aldir Blanc, foi de R$ 2,1 milhões. O secretário municipal de Cultura, Marcão Kareca, lembrou que o museu foi tombado Patrimônio Cultural do Brasil em 2021, e que, por isso, a reforma precisou levar em conta todos os aspectos históricos do espaço.

A ideia, conforme o secretário, é tornar o espaço ponto de encontro dos entusiastas da cultura no centro da cidade. Para isso, vai ser preciso preencher a programação do museu ao longo do ano com eventos e exposições. Outra ideia envolve a instalação de bares e restaurantes na região do museu.

A reabertura conta com duas exposições: uma delas com obras do próprio acervo do Museu de Arte de Londrina e a outra com parte do acervo do Museu Paranaense. A descentralização das obras faz parte de um projeto do Estado, que visa levar o acervo do museu da capital para diversas cidades do estado, conforme destacou a secretária estadual de Cultura, Luciana Casagrande.

Repórter Guilherme Batista

Por Pauta CBN

Comentários