Vestibular 2026 da UEL terá horário estendido e prova específica em cursos concorridos
Período de inscrições será de 1º de julho a 14 de agosto
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UEL aprovou, nesta quinta-feira (24), novas normas a serem implantadas a partir do Vestibular 2026, que será realizado nos dias 26 e 27 de outubro.
De acordo com a coordenadora da Cops, professora Sandra Garcia, as alterações representam um aprimoramento sugerido pela Copese a partir de uma avaliação minuciosa do último processo seletivo. Ela lembra que esses ajustes estavam previstos desde quando a Universidade aprovou o sistema de fase única, no final de 2023.
Pelas mudanças aprovadas pelo Cepe, a prova do primeiro dia passa a ter cinco horas de duração, com 60 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e a prova de Redação. A partir de agora a redação terá uma única proposta, diferente de antes quando os candidatos eram desafiados a redigir diferentes gêneros textuais.
O segundo dia permanece com o conteúdo de Conhecimentos Específicos, com questões discursivas, que passará a ter três horas de duração. A prova será aplicada para os vestibulandos inscritos em cursos concorridos, considerando a média da relação candidato/vaga igual ou maior a 10 (sistema universal), nas últimas três edições do Vestibular. Outra alteração ocorrerá na Prova de Habilidades Específicas (PHE) do curso de Música que será realizada em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro. A prova passa a ser aplicada em um turno somente.
Além das alterações nos dias e na duração do processo seletivo, o peso das provas na nota total mudará de acordo com o quadro de vagas e inscrições do Vestibular UEL. Para os cursos cujo número de inscritos for menor que 10 vezes o número de vagas, a Prova de Conhecimentos Gerais valerá 60% e a Prova de Redação 40% da nota total.
Já para os cursos cujo número de inscritos for maior ou igual a 10 vezes o número de vagas, a Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva) valerá 30%, a Prova de Redação 30% e a Prova de Conhecimentos Específicos (discursiva) valerá 40% da nota total. Em ambos os casos, o candidato não poderá zerar a redação. Como no ano passado as provas serão realizadas somente em Londrina.
O cronograma do Vestibular 2026 terá o período de inscrições de 1º de julho a 14 de agosto.
Já as provas, começam no dia 14 de setembro, direcionada aos candidatos aos cursos de Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música.
No dia 26 de outubro, será a vez da prova de Conhecimentos Gerais e Redação – para todos os candidatos. 60 questões objetivas sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Matemática e Química, além da proposta única de redação.
O Vestibular 2026 da UEL, encerra no dia 27 de outubro, com a prova de Conhecimentos Específicos, destinada somente para vestibulandos inscritos em cursos concorridos, serão nove questões discursivas, distribuídas entre três disciplinas, sendo duas indicadas pelos Colegiados dos Cursos e a terceira de Sociologia, comum a todos.